Há muitos anos o laser é usado para tratar diversas doenças. Atualmente, um tipo de laser chamado de ILIB (Laser De Baixa Intensidade), tem sido cada vez mais aplicado em doenças crônicas, como a fibromialgia. Os principais benefícios do ILIB na fibromialgia são o alívio e o controle da dor. Além disso, a terapia promove melhora da rigidez articular e muscular. Todos esses efeitos resultam na melhora da qualidade de vida e dos sintomas depressivos, muito prevalentes em pessoas com fibromialgia”, afirma a especialista.


Uma terapia, vários benefícios


O ILIB pode ser usado para tratar diversas patologias e tem efeitos diversos no organismo. “Esse laser ajuda no controle da dor, combate a inflamação e ajuda na reparação tecidual. Tem também efeito antioxidante e ajuda o organismo a eliminar os radicais livres, que podem causar mutações nas células e acelerar o envelhecimento, por exemplo”, comenta Walkíria.


Para além desses benefícios, o ILIB melhora a circulação sanguínea devido ao seu efeito antiplaquetário, o que ajuda também no tratamento de doenças cardiovasculares. “O ILIB também tem um efeito relaxante que resulta na melhora do sono e na liberação da tensão”, completa a especialista.


Como funciona o ILIB


A aplicação do ILIB é muito tranquila e indolor. O paciente pode ficar deitado ou sentado. O fisioterapeuta pode aplicar o laser em diversas artérias, mas em geral se escolhe a artéria localizada do pulso, chamada artéria radial. “Posicionamos o laser e prendemos o aparelho com uma pulseira. O feixe luminoso é aplicado e percorre toda a circulação sanguínea, durante 30 minutos”, conta Walkíria.


A frequência das sessões do ILIB pode variar de acordo com a patologia, podendo ser aplicado de uma a três vezes por semana. Vale reforçar que o ILIB pode ser usado para aliviar as dores musculoesqueléticas de maneira geral, especialmente importante como uma terapia adicional nos quadros dolorosos que são crônicos, como osteoartrose, artrite reumatoide, hérnias de disco etc.